Percussão

percussão I instrumentos I eventos I vídeos I fotos I links I contato I english

 

 

O Percussionista

Percussionista

Percussionista

Percussionista é músico que toca instrumentos de percussão. O profissional é encarregado de tocar uma grande variedade de instrumentos, mas existem percussionistas especialistas em um instrumento. No caso de se especializarem em uma orquestra ou na musica popular brasileira, podem ser chamados como timpanísta, xilofonista, zabumbeiro, pandeirista e congueiro. O termo ritmista também se refere ao percussionista no universo das baterias de escolas de samba e também de grupos de música popular. O ritmista geralmente é especialista em um instrumento.

O percussionista é fundamental na maior parte dos conjuntos musicais populares para manter o tempo da música constante, dando aos demais músicos uma base rítmica sobre a qual tocar.

A percussão também é fundamental para definir o caráter ou personalidade da música, através de efeitos sonoros e intervenções esporádicas de instrumentos como chocalhos, carrilhões, chicotes, entre outros. Na maior parte dos casos, os percussionistas também são responsáveis por tocar apitos, buzinas e outros instrumentos de sopro de altura indefinida.

Muitas sociedades possuem músicas interiamente executadas por instrumentos de percussão, particularmente tambores, que estão entre os instrumentos mais antigos do mundo. Muitos percussionistas ficaram famosos na execução de seus instrumentos e alguns deles adquiriram renome suficiente para serem líderes de seus próprios conjuntos.

 

Alguns percussionistas:

* Alex MacDougall
* Amoy Ribas
* Ana Leticia
* Bolão
* Chris Fehn
* Dave Lombardo
* Dinho Gonçalves
* Eric Pancer
* Evelyn Glennie
* Guem
* Horacio Hernandez
* Jackson do Pandeiro
* Jimmy Blades
* Joe Porcaro
* Karl Perazzo
* Lionel Hampton (1908-2002)
* Luis Conte

 

* Marcos Suzano
* Max Neuhaus
* Mickey Hart
* Mila Schiavo
* Naná Vasconcelos
* Neil Peart
* Omar Hakim
* Patricia Dash
* Paul Rekow
* Phil Collins
* Ray Cooper
* Rodney Holmes
* Rui Júnior
* Stewart Copeland
* Tom Gauger
* Tré Cool
* Vic Firth

Bibliografia

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XIX , O Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.

Koogan/houiss, Enciclopédia e Dicionário, Edições Delta. Rio de Janeiro, 1992, pg.640.

Rocca, Edgar Nunes "Bituca", Escola Brasileira de Música: Uma visão Brasileira no ensino da música e seus instrumentos de percussão 1. Rio de Janeiro: Europa, EBM, 1986.

 

 

percussão I fotos I links I vídeos I contato.